sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Argumentativo- Violência na TV

Actualmente, ao ligarmos a televisão, é cada vez mais frequente depararmo-nos com notícias de guerra, assaltos, mortes e ainda com programas em que o recurso à violência impera.

Como sabemos, as crianças são as principais admiradoras desse pequeno aparelho que é a televisão e de tudo o que lá é transmitido. Significa isto que é de extrema importância a redução do número de programas que contenham violência explícita por parte dos canais de TV, principalmente em horários nos quais a maioria das crianças assiste à televisão, visto que esta exposição poderá ser um dos factores que as influenciará na sua vida, nomeadamente na sua personalidade e atitude na resolução dos problemas que lhes irão surgir.

Em primeiro lugar, é possível afirmar-se que a violência a que as crianças estão expostas nos diversos programas televisivos lhes pode provocar comportamentos violentos. Esta é uma opinião compartilhada por muitas pessoas que, apesar do que se possa pensar, não é apenas uma ideia do senso comum, na medida em que está comprovada por diversos estudos. Tome-se como exemplo um trabalho do Instituto de investigação Social da Universidade de Michigan (Estados Unidos da América), coordenado pelo psicólogo L. Rowell Huesmann e apresentado na edição de Março de 2003 da revista Development Psychology, o qual demonstra que crianças de ambos os sexos que assistem a muitos programas televisivos violentos têm um elevado risco de desenvolverem um comportamento agressivo em adultos.

Para esta situação, surge como uma possível explicação o facto de as crianças não fazerem a distinção entre a ficção e a realidade, o que as leva a pensar que o que vêem na televisão são os comportamentos mais correctos a ter. Já o famoso austríaco fundador da psicanálise, Sigmund Freud, depois de muitas investigações relacionadas com a mente humana, constatou que as crianças utilizam o faz-de-conta tanto ou mais que a realidade concreta para a sua construção psíquica. Quer então isto dizer que toda a violência que preenche os desenhos animados aos quais as crianças tanto gostam de assistir, tais como o Dragon Ball, Tartarugas Ninja, Power Rangers e tantos outros, lhes vai incutir valores contraproducentes à sua formação como pessoa.

Em jeito de conclusão, é legítimo que se imponha às estações de televisão uma restrição de exibição de material violento nas suas grelhas de programação, dado que a exposição a este tipo de conteúdos é extremamente prejudicial no desenvolvimento das crianças, pois, tal como diz o povo, “violência só gera violência”.


Texto Argumentativo COM PLANO em formato .docx


Modificado a 11 de Maio de 2009

5 comentários:

Danielle disse...

Como fazer um texto argumentativo sobre uma idéia ou tese que eu não concordo?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
keila santos disse...

bom dia, eu gostaruia de saber o passo a passo de como fazer um testo argumentativo.
tema: Mulher no poder.

Unknown disse...

me responda por que é um texto argumentativo?

eu disse...

texto argumentativo seria um texto q defenda sua opinião